Bem, o objetivo era aproximar a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), uma empresa do Governo do Estado de São Paulo (GESP), dos seus quase 3 milhões de usuários/dia. Esse foi o briefing apresentado à Contexto – uma das agências contratadas pela empresa em meados de 2013. Daí surgiu a campanha integrada Gente que move São Paulo. Nessa época estava na Coordenação de Comunicação e Marketing da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e atuei desde o início da campanha até o relatório final. Mais um aprendizado sobre Comunicação que não esquecerei.
Os recursos previstos eram suficientes para fazer o trabalho de formiguinha – como falamos por ai -, sem filmes para televisão….Então optamos por direcionar o plano de mídia para jornais de bairro e regionais, filmes para Internet; mídias sociais e rádios. Ações de comunicação nas estações. Experiências agradáveis e lúdicas. O resultado foi bem bom. Os fans da empresa no Facebook saltou de 25 mil para 75 mil, 271% em 45 dias, superando até as páginas de outras empresas do GESP. O canal do YouTube recebeu mais de 2 milhões de visualizações completas e mais de 22 milhões de impactos com a exibição dos oito filmes.
As personagens da campanha foram os próprios usuários e os funcionários. Dar voz a quem deve ter voz! O foco da campanha eram as pessoas! O retorno da campanha era para as pessoas. Rolou hotsite contando semanalmente as novidades da campanha e também canais exclusivos no YouTube e Instagram. Temas sobre segurança para o usuário também foram abordados e instalou-se Wi-Fi gratuito em cinco estações. Não precisa nem dizer que este foi o item mais comentado nas redes sociais. A MR Promoções ficou responsável pela ativação da Faixa Amarela no trecho. Eficiência total. Deu tão certo que ainda há peças em diversos painéis das 92 estações de trem. A interatividade digital da empresa com os usuários entrou para a rotina da CPTM. O caminho para a excelência é árduo, como sabemos, mas começar faz toda a diferença.
Gente que move São Paulo ocorreu entre agosto e outubro de 2013.
Abaixo algumas matérias sobre a campanha.
Meio & Mensagem: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2013/11/01/CPTM-quer-se-aproximar-dos-usuarios.html
Mobilidade SP: http://www.mobilidadesp.com/2013/11/cptm-quer-se-aproximar-dos-usuarios.html
Adonline: http://www.adonline.com.br/rapidinhas/47709-contexto-propaganda-cria-campanha-para-cptm.html
Leave a Reply