Campanha Gente que move São Paulo – CPTM

Bem, o objetivo era aproximar a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), uma empresa do Governo do Estado de São Paulo (GESP), dos seus quase 3 milhões de usuários/dia. Esse foi o briefing apresentado à Contexto – uma das agências contratadas pela empresa em meados de 2013.  Daí surgiu a campanha integrada Gente que move São Paulo. Nessa época estava na Coordenação de Comunicação e Marketing da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e atuei desde o início da campanha até o relatório final. Mais um aprendizado sobre Comunicação que não esquecerei.

 Os recursos previstos eram suficientes para fazer o trabalho de formiguinha – como falamos por ai -, sem filmes para televisão….Então optamos por direcionar o plano de mídia para jornais de bairro e regionais, filmes para Internet; mídias sociais e rádios. Ações de comunicação nas estações. Experiências agradáveis e lúdicas. O resultado foi bem bom. Os fans da empresa no Facebook saltou de 25 mil para 75 mil, 271% em 45 dias, superando até as páginas de outras empresas do GESP. O canal do YouTube recebeu mais de 2 milhões de visualizações completas e mais de 22 milhões de impactos com a exibição dos oito filmes.

As personagens da campanha foram os próprios usuários e os funcionários. Dar voz a quem deve ter voz! O foco da campanha eram as pessoas! O retorno da campanha era para as pessoas. Rolou hotsite contando semanalmente as novidades da campanha e também canais exclusivos no YouTube e Instagram. Temas sobre segurança para o usuário também foram abordados e instalou-se Wi-Fi gratuito em cinco estações. Não precisa nem dizer que este foi o item mais comentado nas redes sociais. A MR Promoções ficou responsável pela ativação da Faixa Amarela no trecho. Eficiência total. Deu tão certo que ainda há peças em diversos painéis das 92 estações de trem. A interatividade digital da empresa com os usuários entrou para a rotina da CPTM. O caminho para a excelência é árduo, como sabemos, mas começar faz toda a diferença.

Gente que move São Paulo ocorreu entre agosto e outubro de 2013.

Abaixo algumas matérias sobre a campanha.

Meio & Mensagem: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2013/11/01/CPTM-quer-se-aproximar-dos-usuarios.html

 Mobilidade SP: http://www.mobilidadesp.com/2013/11/cptm-quer-se-aproximar-dos-usuarios.html

Adonline: http://www.adonline.com.br/rapidinhas/47709-contexto-propaganda-cria-campanha-para-cptm.html

Uma resposta para “Campanha Gente que move São Paulo – CPTM

  1. Pingback: Campanha Gente que move São Paulo – Trens | Renata Veríssimo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.