Destaco aqui a campanha da Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos (EMTU/SP), vinculada à secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. Este foi um dos bons momento vividos pela empresa, não só pela campanha em si, mas em função do PORQUÊ das ações de comunicação. A empresa iniciava uma jornada em mobilidade urbana, cujo anseio da população local passava dos 20 anos. A campanha foi considerada um case não pelo investimento, como também para assertividade nos resultados. Esta campanha de marketing foi realizada pela agência de publicidade Contexto.
Esta campanha contou com ativações em Santos e São Vicente, como grafitismo nos tapumes das obras e também um mockup em tamanho real das futuras estações e do veículo do novo modal, considerado moderno para os padrões brasileiros. Este foi o primeiro VLT no Brasil a entrar em circulação, em janeiro de 2016, e faz a ligação entre São e São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Infraestrutura em mobilidade
Nesse vídeo já podemos ver o empreendimento entregue e sendo operado pela BR Mobilidade.
Fonte: EMTU (acessado em 17/11/20)
Comunicação Integrada e planejada
As ações de comunicação da campanha de divulgação do VLT da EMTU foram assertivas. Durante todo o período da obra do empreendimento a população das duas cidades foi impactada continuamente sobre os benefícios deste sustentável e novo modal no Brasil. Quem passar pela Baixada Santista hoje poderá ver que o simpático veículo é exatamente igual ao apresentado ainda na fase de planejamento do empreendimento. À época em que estávamos elaborando a campanha costumávamos dizer que ele – o veículo – era charmoso e convidativo. Uma quebra para melhor na paisagem das duas cidades. Em alguns trechos, como de hábito quando infraestruturas em mobilidade sobre trilhos chegam, muitas áreas degradadas voltaram a ter vida ativa. http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/empreendimentos/empreendimentos/vlt-da-baixada-santista-veiculo-leve-sobre-trilhos.fss














Leave a Reply