Inovação é um estado de espírito…

Sabe aquela ideia que vem do nada? Aquele momento em que sentiu ou pensou algo transformador? Pois é… isso pode ser o início de uma inovação. E como saber? Não tem como, a não ser que o processo de inovação seja parte de seu dia a dia . E ainda assim esse lampejo de ideia pode não dar em nada, mas com certeza permitirá que você continue a tentar. Por que nós somos assim mesmo, não sossegamos nunca. O ser humano tem em seu “DNA” a fagulha do ir em frente. Então, porque deixar passar o momento de criar em detrimento do fazer sempre o mesmo.

Inovação é um estado de espírito! Acordei um dia com esta frase na cabeça. E ai, depois de alguns dias pensando sobre o porque vi que na verdade é como me sinto em relação à Inovação.

Participei no final de junho-2017 do evento InovaDay, organizado pela Fundação Vanzolini e pelo Governo do Estado de São Paulo. Ao meu lado a Ana Sarkovas, da Empresa B, e a Janaína Rueda, premiada chef e proprietária do Bar da Onça, em São Paulo. Foi incrível! Contei um pouco do que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) está fazendo. Caminhamos para implementar uma política de inovação dentro da empresa. O que nos deixa bem entusiasmados pela possibilidade de encontrarmos soluções para os desafios diários de um sistema metropolitano de transportes sobre pneus e sobre trilhos, no caso do Veículo Leve sobre Trilhos entre Santos e São Vicente, na Baixada Santista de São Paulo. Assista ao vídeo.

Desde a realização da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra em março deste ano estivemos voltados a descobrir maneiras de trazer para perto mais tecnologias e mais soluções para as “nossas dores”, como dizemos os especialistas em inovação. A criação de um laboratório de inovação era certa, porque estava no regulamento da hackatona. Mas como deixar perene esta iniciativa? Criou-se então o Núcleo de Parcerias + Inovação da EMTU. Por este núcleo, coordenado por um colegiado formado por colaboradores da empresa de diversas áreas, será possível tocarmos o laboratório, cujo nome provisório é o [E] LAB – Experimentos em Transportes, e também cuidarmos dos dados abertos da empresa.

Tudo muito novo e diferente! A sala onde funcionará o laboratório ainda tem jeito de sala de escritório, mas não tem problema, o que vale mesmo é o conteúdo que permeará àquelas paredes. Rosemeire Zilio e Alberto Jr. me ajudaram na arrumação deste que será o espaço referência de inovação nas regiões metropolitanos do Estado de São Paulo.

Como diz meu amigo Ivo Pons, da Startup Scipopulis, espero mesmo que este laboratório morra logo. Significará que o processo criativo de inovação estará presente em todas as iniciativas da EMTU/SP. E em breve estaremos com dados operacionais metropolitanos abertos e disponíveis em nosso site. Qualquer pessoa, desenvolvedor, instituição de estudos, poderá beber da fonte do metropolitano em transportes. E que venha a Comunidade Metropolitana de Inovação em Transporte Público, cuja primeira reunião será em 13-06-2017, na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Animada e otimista! Depois conto mais!

 

 

 

Uma resposta para “Inovação é um estado de espírito…

  1. Pingback: Innovation is a state of Mind!!!! | Renata Veríssimo·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.