
Organizada pela UITP e a Road & Transport Authority, aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro a Semana de Inovação dos Emirados Árabes Unidos, na moderna e turística Dubai. O evento de abertura foi o 1º Fórum de Inovação em Mobilidade Urbana que reuniu 9 países da Europa, Ásia, África e América do Sul e aconteceu no The Royal Mirage Dubai. A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), uma das 10 maiores do mundo, foi abordada na palestra da jornalista Renata Veríssimo, assessora de Comunicação Estratégica da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e integrante da Comissão de Marketing da UITP.
A reunião foi a segunda a ser realizada com o objetivo de reunir dados para a elaboração do primeiro guia sobre inovação em mobilidade urbana realizado pela UTIP, com o patrocínio da RTA e pesquisa da Future Cities Catapult. O guia trará informações de 30 cidades de todos os continentes (http://umi-index.org/) .
A maioria dos países mostrou o quanto é importante para o desenvolvimento de politicas públicas em mobilidade urbana instituir autoridades metropolitanas, caso de Dubai e de Barcelona, por exemplo. Ficou evidente que a utilização do conceito de Big Data é um caminho sem volta para agilizar percursos, facilitar acessos, comercializar bilhetes, fidelizar os clientes do transporte público e da mobilidade urbana ativa. Integrar o transporte público com car-sharing, bike-sharing, serviços de compartilhamento de carros, como Ally, Uber, Cabify; inserir as tecnologias “limpas” e incentivar o uso de veículos não motorizados ou caminhadas é conjunto presente na maioria dos países que levam com seriedade o ir e vir das pessoas.
No material apresentado sobre a RMSP ficou claro o quanto a EMTU/SP e o Governo do Estado de São Paulo realizam investimentos em aprimoramentos tecnológicos que possibilitem avanços nos transportes públicos: ônibus a Hidrogênio, o Centro de Gerenciamento e Supervisão (CGS) – monitoramento em real time de ônibus metropolitano urbano, o pagamento dos bilhetes de ônibus por aproximação e o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos do Brasil, entre os municípios de Santos e São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).
Em seguida houve visita técnica ao sistema de transporte sobre trilhos de Dubai. O Metro e o Tramaway de Dubai são modernos, limpos e organizados. A comunicação com os usuários/clientes é bastante eficiente. Em virtude do calor desértico as passarelas climatizadas do metro de Dubai nos oferecem sensação térmica amena e agradável. Nas estações do Tramway não há bloqueadores. Os bilhetes dos dois sistemas são cobrados por zonas e tem o valor mínimo de 3,00 AED (Dirhams), o equivalente a R$ 2,80. Em todas as estações há wi-fi gratuito disponível. E há carros exclusivos para mulheres e crianças, parecido com o Metro do rio.
No dia 23/11, o Workshop de Inovação em Transporte Público, organizado pela UTIP-Mena e a Federal Transport Authority dos Emirades Árabes Unidos (FTA), reuniu somente Barcelona e São Paulo e contou também com a palestra de Mohamed Mezghani, Vice Secretário Geral da UITP, que apresentou visão clara e atual sobre a mobilidade urbana mundial.
Renata Veríssimo (EMTU/SP), Ayman Smadi (UITP-MENA), Michael Pellot (TMB – Barcelona)
Abaixo todas as apresentações
Leave a Reply